quinta-feira, julho 03, 2008

Ingrid Betancourt libertada!


Conforme todo mundo sabe, Ingrid Betancourt foi libertada ontem. Gostei, achava o governo colombiano ia acabar matando ela, mas eles fizeram um serviço bem limpo, parabéns para eles. Quanto as FARC, a minha opinião é que eles perderam a oportunidade deles a muito tempo atrás. Tudo bem que até bem pouco tempo, era comum políticos de esquerda serem assassinados na Colômbia, inviabilizando qualquer emulação de democracia naquele país.
Hoje porém, os tempos são outros. Várias democracias da região elegeram governos de esquerda e a Colômbia não é exatamente uma ditadura (Mas será que Uribe é ditador? A resposta...). Querer defender uma guerrilha em um tempo que existem canais de comunicação livres entre as diversas correntes políticas e a sociedade é um absurdo, ridículo. As FARC não aproveitaram todo o movimento a favor de eleições de governos de esquerda nos últimos anos em prol de uma luta que só fez Uribe mais forte, e agora pagam o preço. Deviam ter feito o que Lula falou para William Bonner no já distante ano de 2002:

"Se eles tivessem a consciência que eu tenho, se pensassem como eu penso, eles teriam feito um partido político e teriam disputado as eleições como eu estou disputando para ganhar as eleições democraticamente como manda os bons costumes."*

Caramba, olha onde eu fui desencavar isto. E o pior é que, acreditem se quiser, eu só encontrei isto graças ao Olavão. :)

A reação

A reaçada está em festa, a reaçada adorou! O reaça-ajoelha-na-missa-papa-hóstia ficou em polvorosa comemorando esta vitória do defensor dos bons costumes e da democracia Álvaro Uribe (ditador?).
O que a reaçada prefere "esquecer" é a ligação de Uribe com Pablo Escobar ou com os paramilitares de direita. Mas deixa pra lá, realidade não é o forte desta cambada. Pedro Dória já cantou a bola, o fim das FARC é fim de uma dor de cabeça e o começo de outra...

1 Comments:

Blogger ZEPOVO said...

O conselho de Lula é sábio, mas como vc diz as FARCS perderam a hora.
Uribe cedo ou tarde vai virar um ditador, como todos apadrinhados pelos americanos, depois os EUA vão ter que libertar o povo colombiano e tudo recomeça...
Uribe é o robô ideal para os americanos, tem um passado que o condena, que pode ser usado para mantê-lo na linha e a popularidade necessária.

quarta-feira, julho 09, 2008  

Postar um comentário

<< Home