quinta-feira, abril 10, 2008

Olho neles!


Pessoal,

A ocupação da UnB tem Blog!

Parabéns aos estudantes da UnB, vocês mostraram sua força!

segunda-feira, abril 07, 2008

A culpa é das vítimas!


Toda vez é isso, já foi com o Cony, com o Lamarca, e agora é com o Ziraldo. É sempre a mesma celeuma, artigos indignados e inflamados de revistas e jornais contra este abuso, contra a ousadia daquelas sanguessugas. O engraçado, ou melhor dizendo, a “ironia histórica” desta estória é que quanto mais estes mesmos órgãos de imprensa tenham uma folha corrida de favorecimento por parte do regime militar maior é a indignação com as indenizações recebidas por parte das vítimas da ditadura. E lógico que não podíamos esquecer os nossos “liberais democratas” que também fazem seu protestinho contra as vítimas de pleitearem seus direitos.
Para eles, o obsceno não foram as mortes, estupros, torturas e perseguições sofridos pelos opositores do regime. O obsceno foi as vítimas irem a justiça requerer seus direitos. Para os nossos “democratas”, privilégio é receber reparação pelos danos sofridos e não o fato que torturadores, estupradores e assassinos do regime militar andam impunemente pelas ruas, atendem nossos filhos em clínicas médicas ou orientam a polícia.
Hoje sabemos muito bem quem atuou na resistência ao regime militar e que fizeram. Alguns papagaios os chamam de terroristas, chamariam de guerreiros da liberdade se fizessem a mesma coisa que fizeram, mas por outra ideologia. Mas sério, seria interessante saber quem eram os torturadores e assassinos daquela época. Será que aquele tiozinho esquisito era estuprador nos porões do Doi-Codi? Será que aquele médico que atende criança antigamente dizia ao torturador que o torturado ainda agüentava mais um pouco? E aquele oficial da polícia? Estaria ensinado direito as técnicas de interrogação para a polícia conseguir as confissões mais rápido? Onde será que estas pessoas andam? Qual nome delas? Estariam hoje na clandestinidade? São elas que os valorosos “liberais democratas” defendem?
Sabe, existem pessoas que sofreram bastante na mão dos torturadores do regime. E essas pessoas acham que o sofrimento não pode se traduzir em compensação financeira apenas, já que o torturador não pode ir mais para a cadeia. Eu respeito esta decisão, acho completamente válida. Mas acho que é uma decisão íntima e é ridículo querer discutir a moralidade do quanto recebeu a pessoa ou o destino que ela deu a indenização. Ora a carreira era da vítima, o corpo era da vítima não um partido ou de uma corrente política. Elas não devem nada a ninguém, não são elas que têm que se explicar, ao contrário. Como disse anteriormente, acho ridículo querer discutir a moralidade de receber indenização, mas vá lá, isto é entre eles. Mas acho uma canalhice ver pessoas que se omitiram, ou pior, se beneficiaram durante o regime militar, virem a público e ter a cara de pau de querer discutir estas indenizações.
Garanto que até hoje nunca vi alguém mostrar que o Cony ou o Ziraldo mentiram para obter indenização ou fizeram algo desonesto que majorasse o valor dela. Ora se fizeram isso é cadeia, simples assim. A única coisa que eu vi, era eles já eram ricos e não precisavam do dinheiro. Ora isto é de uma estupidez gigantesca. É obvio que eles não fizeram isto por que precisavam do dinheiro. Fizeram isto por que o estado devia isto a eles. Querer falar que eles já eram ricos é um “bolchevismo-de-buteco-de-ocasião ”. Isso mesmo macacada, nossos reaças não têm pudor de bancar o comunista quando precisam.
Se quiserem discutir pensões, por que não vão discutir dos militares que deram o golpe? Aquele bando de velhinho que fica falando besteira no Clube do Exército deveriam estar fora das Forças Armadas a uns quarenta anos por peculato, prevaricação e quebra de hierarquia. E se forem dar uma espiada mais de perto, não ficaria surpreso se encontrasse algumas filhas de oficiais recebendo pensão vitalícia.
É obvio que a concessão deve seguir critérios claros e transparentes, alías como tudo dentro do estado. As irregularidades devem ser denunciadas e combatidas. Mas se você acha que eles estão recebem muito pelo que sofreram e não dorme por causa do estrago que estas indenizações fazem no superávit primário, acha que ta caro? Então faz o seguinte, manda a conta pra Globo, manda para quem financiou a Oban, pro Estadão, pro grupo Folha, pra editora Abril, pra família do Eduardo Gomes, do Costa e Silva, do Golbery, do Lacerda. Tem coragem? É bom ter. Por que bancar o covarde para estas pessoas enquanto banca o valente para as vítimas da ditadura é feio...